quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Aprenda a preparar granola em casa

Cada pedacinho faz uma combinação muito boa para o nosso organismo.

"Ela traz um pouco mais de fibras, gorduras boas, nutrientes funcionais, vitaminas, minerais", explica Paula Chiarello, nutricionista da USP-Ribeirão Preto.

A granola é basicamente uma mistura de cereais, castanhas e frutas secas. Qualquer pessoa pode fazer a granola em casa, e de acordo com o seu gosto.

Mas atenção: é melhor comer granola de manhã já que é um alimento energético. Nada impede de ser consumida no lanche da tarde, por exemplo. Mas se for uma granola feita com bastante castanhas, não é bom comer à noite porque as castanhas têm alto teor de gorduras, o que dificulta a digestão.

Para a nossa receita uma sugestão é usar meia xícara de chá, mais ou menos 40 gramas, de cada produto.

Entre os cereais, escolhemos flocos de milho, de arroz e de aveia. No grupo das castanhas, amêndoas. A uva passa entra como opção de frutas secas. E pra completar, mel.

Esta receita rende dois quilos e meio e custa em torno de R$ 21,30. O quilo sai a R$ 8,52, cerca de 30% mais barato que a média dos produtos prontos.

O preço cai ainda mais com a substituição dos itens mais caros por outros mais em conta, como amendoim no lugar de castanha de caju.

Inserido de <http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL1367677-16022,00-APRENDE+A+PREPARAR+GRANOLA+EM+CASA.html